Twitter response:

Jardim

Identidade e Autonomia

O aluno é um sujeito que aprende basicamente através de sua própria ação-prática e mental sobre os objetos de conhecimento, organizando desta maneira o seu mundo. É na medida que interage, que o sujeito vai produzindo sua capacidade de conhecer e vai produzindo também o próprio conhecimento.

Portanto, trabalhar com a criança não é simplesmente acompanhar o seu desenvolvimento, tampouco treiná-la a hábitos e atitudes, mas é – antes de tudo – oferecer-lhe possibilidades para que estabeleça uma relação sadia e rica com o meio que a cerca, de modo a permitir o seu desenvolvimento e a apropriação de conteúdos novos.

Neste contexto, o professor é o mediador entre o conteúdo do aluno e o conteúdo da matéria. É ele quem cria situações e realiza intervenções que favoreçam a ação do aluno sobre os objetos de conhecimento. Esta ação é planejada e adaptável às condições dos alunos, respeitando ritmo e interesses individuais.

Desta maneira, a proposta pedagógica deve proporcionar um ambiente desafiador, trabalhos em grupo, jogos, experiências e pesquisas, bem como, material de ensino adequado e adaptável a combinações e realizações.

Objetivos:

- Movimentar-se independentemente e adequadamente no ambiente escolar, zelando pelo mesmo.
- Expressar desejos, sentimentos, vontades e desagrado, agindo com progressiva autonomia.
- Utilizar o diálogo como forma de lidar com conflitos.
- Participar da realização de pequenas tarefas do cotidiano, que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros, respeitando as características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.
- Participar das propostas nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e os personagens.
- Respeitar as escolhas e decisões do grupo.
- Elaborar, respeitar e utilizar regras elementares de convívio social.
- Demonstrar perseverança frente aos desafios.
- Ajustar habilidades motoras nos jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
- Manipular diferentes objetos para aperfeiçoamento das habilidades manuais (tesoura, papeis, sementes, fios, etc.).
- Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão.
- Saber relacionar-ne com a relação entre o que é falado e o que é escrito, construindo textos orais individuais ou coletivos.
- Identificar as letras de seu nome e dos colegas, bem como algumas palavras contextualizadas, produzindo escrita espontânea.
- Classificar e seriar materiais segundo atributos de cor, forma e tamanho.
- Relacionar quantificadores (muito, pouco, todos, …).
- Identificar algumas grandezas de medidas (antes, agora, rápido e lento, …).
- Perceber que juntar quantidades forma uma quantidade maior.

Atividades da Semana

JARDIM I

Segunda-feira: Brinquedo de casa
Terça-feira: Livro
Quarta-feira: Vídeo
Quinta-feira: Bicleta
Sexta-feira: Lanche Coletivo

JARDIM II

Segunda-feira: Brinquedo de casa
Terça-feira: Livro
Quarta-feira: Vídeo
Quinta-feira: Bicleta
Sexta-feira: Lanche Coletivo

Lista de materiais 2017/2018

Galeria